Pesquisar neste blogue

Proteína G

Proteína G é uma classe de proteínas envolvida na transdução de sinais celulares. São assim chamadas porque funcionam como "chaves moleculares", alternando entre um estado de ligação com uma guanosina difosfato inativa (GDP) e outro com uma guanosina trifosfato ativa (GTP). Isso leva a regulação de processos na célula.
 
De forma a aliviar os sintomas da doença de Parkinson, deve ocorrer estimulação dos receptores de dopamina que irão consequentemente estimular as proteínas G. A proteína G é composta por 3 subunidades: alfa (α) ( a unidade α possui un sitio de ligação com o GTP ou GDP) , beta (β) e gama (γ). As subunidades β e γ permanecem sempre unidas. A proteína G localiza-se na superfície interna da membrana da célula, ligada ao receptor acoplado à proteína GAs subunidades alfa são aquelas que estão relacionadas com a doença de Parkinson.
 

Existem 5 tipos de subunidades alfa:

  • Proteínas G que agravam a doença: α Gs1;
  • Proteínas G que aliviam a doença: αGi1, αGi2,αGi3
  • Proteínas G que têm um pequeno efeito na doença: α Go.

O único propósito da dopamina ao estimular os receptores de dopamina é fazer com que a subunidade α(a parte activa das proteínas G) se separe do resto da proteína. Se isto não acontecesse então todos teríamos a doença de Parkinson. Quando a parte α é libertada da restante proteína G, toma lugar a acção final da série de eventos, via AMPc, que leva à inibição da contracção muscular. 

Sem comentários:

Enviar um comentário