Pesquisar neste blogue

Definição da doença de Parkinson

A doença de Parkinson (DP) é uma síndrome clínica degenerativa e progressiva do sistema nervoso central caracterizada pela perda e atrofia dos neurónios dopaminérgicos localizados na parte compacta da substância nigra, com consequente diminuição dos níveis de dopamina no estriado. 
A incidencia da doença de Parkinson, a forma de Parkinsonismo mais frequente, é claramente dependente da idade e afecta aproximadamente 1% da população mundial adulta com idade superior a 65 anos. As primeiras manifestações surgem habitualmente após os 55 anos; contudo, acredita-se que as lesões iniciais tenham tido lugar alguns anos antes, pois somente após a deplecção de cerca de 80% dos teores de dopamina no estriado surgem perturbações das funções extrapiramidais do controlo da motricidade. O inicio da doença de Parkinson é insidioso ; o aparecimento gradual da sintomatologia parkinsónica típica  (bradicinesia, rigidez muscular e trémulo de repouso) traz como consequência uma perturbação de muitas funções motoras, incluindo dificuldades para a marcha e postura, na comunicação oral (por disartia e disfonia) e escrita (micrografia) e na execução das tarefas relacionadas com a higiene pessoal e nutrição (por disfagia).
Durante a evolução natural da doença surgem sintomas relacionados com a perturbação do normal funcionamento do SNA, tais como seborreia frontal, sialorreia, híper-hidrose, retenção urinaria e poilaquiúria.
O sexo masculino parece estar mais predisposto a desenvolver esta patologia que o sexo feminino, numa proporção de 3 homens para 2 mulheres. Não é uma doença contagiosa e não afecta a memória ou a capacidade intelectual.





Sem comentários:

Enviar um comentário